Páginas

Notícias

       Siga-nos através do Facebook       Programa Radiofónico Vozes SOS Online - 103.1 FM, sábado - 18 horas e Terça-Feira 10 horas (reposição)         Almoço convívio encerra curso de culinária em São Domingos         Alunos Luxemburgueses visitam Aldeia de São Domingos         Jardim Infantil SOS Assomada celebra Natal com pompa e cerimónias

04/09/2014

Voluntário da AIESEC estagia nas Aldeias SOS Cabo Verde

Marcelo Félix é um jovem português de 21 anos, que fez a licenciatura em Psicologia pela Universidade de Évora e está no 5º ano de Mestrado em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho. 
Desde 30 de Março de 2014 começou a fazer parte da Associação AIESEC, e logo a sua entrada começou a procurar lugares para fazer o estágio. Surgiu a oportunidade de vir para Cabo Verde estagiar-se nas Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, está desde 15 de Julho está a prestar serviço voluntário com os jovens, Mães &Tias SOS e beneficiários.O SOSPRESS conversou com ele para saber mais dessa sua experiência.
SOSPRESS- Como está sendo essa experiência para si?
Marcelo Félix- Este estágio está a ser muito mais do que alguma vez pensei que fosse. Por isso é que é sempre tão difícil explicar de cada vez que me perguntam como está a ser. Dizer que estou a adorar não chega! Neste momento, eu sinto-me uma pequena peça a encaixar perfeitamente no grandioso puzzle que são as Aldeias infantis SOS e que é Cabo Verde. De facto, pelas excelentes pessoas que conheci, pelas coisas que fiz, pelos incríveis lugares que visitei, eu sinto-me completado. Ainda não terminou o meu estágio e eu já tenho saudades de tudo isto, o que é indicativo de muita coisa. Esta experiência apresentou-me a um lugar que agora sinto ser também meu. Um lugar onde me sinto bem. Onde achei um propósito. Onde quero verdadeiramente empenhar-me e deixar o meu contributo. E espero que pelo fim deste estágio, a minha marca seja percetível.
Que mais-valia trouxe para a sua vida?
MF- Imensas. Em Portugal, eu vou começar o último ano do meu mestrado em Psicologia. Por isso, este estágio foi a minha primeira grande experiência profissional dentro da minha área de estudos. Nos primeiros dias na Direção Nacional das Aldeias infantis SOS, eu não sabia muito bem o que é que eu próprio estava a fazer. No entanto, este é um lugar onde me permitiram que errasse e onde deram o apoio e o espaço para melhorar. E foi com esse apoio que me vi crescer rapidamente. Eu ainda sou novo, tenho 21 anos. Por isso, não posso esperar que vá conseguir fazer tudo como seria desejável logo à primeira tentativa. Não ter essa arrogância dá-me o espaço para evoluir. Eu sinto-me a crescer em cada conversa, com cada indicação que me dão ou pergunta que me fazem. Com esta idade, saber que estou num sítio com um espírito tão colaborativo, onde a minha opinião não só é considerada, como também procurada, é um privilégio e uma responsabilidade enormes. As Aldeias infantis SOS fizeram com que desenvolvesse uma atitude profissional e um sentido de comprometimento para com esta sua causa. Por isso não posso dar-lhes respostas monocórdicas, de “Sim”, “Não” ou “Foi bom”. Tenho de me justificar e defender sempre, e é com cada argumento que ambos crescemos. De facto, há todo um novo espírito crítico em mim, sem dúvida, a principal mais-valia que retiro deste estágio para o meu futuro.
Durante a sua estádia, Marcelo ministrou palestras sobre vários temas durante as formações de jovens e das mães e tias SOS.